26/11/12

Avaliação da Conceção do protótipo

Chegamos à fase do término da conceção do projeto!!
Hoje foi dia de avaliação no 7ºD.

Fases do projeto
Apesar de se registar o atraso de 1 semana, uma vez que os alunos tiveram alguma dificuldade em iniciar o seu jogo, eis que chegou o dia D.Os alunos apresentaram à turma do 7ºH os seus jogos, desenvolvidos no scratch.
Cada aluno do 7ºH fez a sua avaliação individual, respondendo a um pequeno questionário de avaliação (que a prof.ª Aurélia Sota desenvolveu), que consistia basicamente no seguinte:
- Gostaste do Jogo? (Sim/Não)
- Se Sim, porquê?
- Se Não, porquê?
- O que consideras que deve ser alterado?

Esta sessão não correu da melhor maneira, dado o reduzido espaço para tanta gente. Consideramos que não seria viável reunir os alunos em horário pós-aulas, uma vez que a sua participação não seria a 100% e como tal, a alternativa passou por se realizar a avaliação no tempo da aula de TIC do 7ºD, que é em simultâneo o tempo de aula do 7ºH, em matemática.
O levantamento feito não reune, concretamente, o resultado esperado, uma vez que muitos alunos limitaram-se a dizer que gostaram do jogo porque foi engraçado ou divertido.
Após um análise detalhada das avaliações, concluo que será necessário os alunos do 7ºH realizarem, uma vez mais, a avaliação, acompanhando o jogo.
Sendo assim, elaborei um formulário de avaliação no Google Docs para os alunos preencherem após a execução dos 7 jogos desenvolvidos pelo 7ºD.
Irei aproveitar a aula de TIC que terei com esta turma, na próxima 5ª feira, para executar esta tarefa.
Considero que esta será a melhor forma para que as alterações/sugestões sejam feitas de forma justa e consciente.
É de todo importante que os alunos do 7ºD sintam que o seu trabalho e empenho é reconhecido e avaliado de forma criteriosa.
Prof.ª Elsa Borges

0 comentários:

Enviar um comentário